Desvendando o Mundo OTServ (Parte 2): Mergulhando nas Comparações!

Analise de dados e textos gerados por IA

Olá novamente, comunidade OTServ!

Na Parte 1 da nossa análise, demos um panorama geral do cenário dos servidores estabelecidos na OTServList Brasil. Agora, vamos mais fundo! Nesta Parte 2, exploraremos as diferenças entre tipos de servidores, o impacto da idade, o que as descrições revelam, a estabilidade em detalhes e muito mais. Preparados para insights ainda mais específicos?

(Lembrete: A análise foca em 350 servidores com mais de 45 dias de registro. Dados e métricas podem variar.)

1. Desvendando os Perfis: Um Olhar Detalhado nos Clusters

Na Parte 1, identificamos 4 perfis (clusters) principais. Vamos aprofundar:

  • Cluster 0 – Veteranos Populares (13 servidores):
    • Perfil: Quase exclusivamente não-custom, dominado por clientes 8.x e PvP Open.
    • Desempenho: Online e pontos altíssimos, boa retenção e uptime. Idade elevada (mediana ~530 dias).
    • Tendência: Leve crescimento mediano recente (+3.3%).
    • Correlações: Mostram relações interessantes, como uma correlação negativa entre uptime e crescimento recente (-0.93), talvez indicando que manutenções para atualizações impactam o uptime, mas visam crescimento? A correlação online/pontos é positiva (0.56).
  • Cluster 1 – Iniciantes/Nicho (195 servidores):
    • Perfil: Maioria não-custom (83%), mistura de clientes (8.x, 13.x, 7.x), quase todos Open PvP. O grupo mais numeroso.
    • Desempenho: Métricas gerais (online, pontos, retenção) baixas, mas uptime mediano bom (98.3%). Idade mais baixa (mediana ~190 dias).
    • Tendência: Maior declínio mediano recente (-17.4%).
    • Correlações: Relações mais fracas no geral, exceto pela forte ligação online/ativos (0.96) e online/online_vs_peak (0.74).
  • Cluster 2 – Instáveis (12 servidores):
    • Perfil: Maioria não-custom, clientes variados (8.x e 13.x predominam), Open PvP.
    • Desempenho: Uptime significativamente menor (mediana 74.2%). Playtime médio alto, mas online/pontos baixos. Idade mediana intermediária (~335 dias).
    • Tendência: Surpreendentemente, a maior mediana de crescimento recente (+64.6%), talvez indicando servidores que voltaram após um período difícil?
    • Correlações: Mostram forte relação positiva online/pontos (0.81) e algumas negativas interessantes, como retenção vs. crescimento (-0.85).
  • Cluster 3 – Engajados Estabelecidos (130 servidores):
    • Perfil: Mais antigos em média (mediana ~850 dias), maioria não-custom, clientes 8.x e 13.x dominam, Open PvP.
    • Desempenho: Online e pontos bons, com retenção e playtime altos. Uptime excelente (mediana 98.8%).
    • Tendência: Quase estável recentemente (mediana -0.1%).
    • Correlações: Mostram dinâmicas próprias, como correlação negativa forte entre AFK Ratio e Retenção (-0.85 no cluster 3, embora a correlação geral seja fraca).

(Nota: As relações entre métricas (correlações) podem ser diferentes dentro de cada cluster! Veja os gráficos para detalhes)

2. Custom vs. Padrão: Faz Diferença no Desempenho?

Comparamos os servidores marcados como custom (17%) com os demais:

MétricaCustom (Média)Padrão (Média)Custom (Mediana)Padrão (Mediana)
Online44.1778.543.004.00
Active Online35.6771.122.003.00
Points14.1917.784.007.00
Uptime %97.3096.3398.6398.38
Avgretention30 Days3.313.833.283.53
Points Per Online1.131.340.670.63
Server Age Days468.07437.31307.00307.00
Active Player Stickiness0.410.400.440.43

Conclusão: Servidores padrão tendem a ter, em média, mais jogadores online (total e ativos) e pontos ligeiramente maiores. Servidores custom apresentam uptime mediano um pouco superior, mas retenção ligeiramente menor. A idade e a “stickiness” (aderência dos jogadores ativos) são muito similares. Parece que a customização por si só não garante maior popularidade ou retenção, mas pode ser um nicho com boa estabilidade.

3. O Peso da Idade: Servidores Mais Antigos são Melhores?

Dividimos os servidores em faixas de idade para comparar:

Faixa EtáriaOnline (Méd)Pontos (Méd)Uptime (%) (Méd)Retenção (d) (Méd)Stickiness (Méd)
< 6 meses11.97.596.73.10.38
6m – 1 ano102.720.396.33.80.41
1 – 2 anos104.121.096.64.30.41
> 2 anos80.520.596.13.90.39

Conclusão: Servidores muito novos (< 6 meses) têm desempenho bem inferior em online e pontos. O “ponto ideal” de desempenho médio parece estar na faixa de 6 meses a 2 anos, com maior online, pontos e retenção média. Servidores muito antigos (> 2 anos) ainda mantêm bom desempenho, mas ligeiramente inferior aos de meia-idade, talvez indicando um ciclo de vida natural ou maior dificuldade em atrair novos públicos. A “stickiness” (aderência) é relativamente similar entre as faixas mais maduras.

4. Marketing OTServ: O Que as Descrições Anunciam?

Analisamos palavras-chave nas descrições para ver se há relação com o desempenho:

  • Real Map: Servidores que mencionam “Real Map” (5%) tendem a ter online ativo muito maior e uptime ligeiramente maior que os outros.
  • Custom Map: Servidores que se anunciam como “Custom Map” (6%) têm online ativo ligeiramente maior, mas uptime um pouco menor.
  • High Rate: Poucos servidores (2%) se anunciam assim, e tendem a ter pontuação e online menores.
  • Low Rate: Também poucos (1.4%), mas com tendência a maior pontuação, apesar do online menor.
  • No Bot: Pouquíssimos (1.7%) mencionam isso explicitamente, e curiosamente, apresentaram uptime médio menor.
  • Donate/Shop: Servidores que mencionam doação/shop (23%) têm desempenho muito similar aos que não mencionam.
  • Retro: Servidores que usam termos como “Retro” ou versões antigas (18%) tendem a ter pontuação e online ativo maiores.

(Lembrete: Apenas a menção da palavra foi analisada, não a qualidade da implementação da feature. Correlação não é causalidade!)

5. Decodificando a Estabilidade: Uptime, Downtime e Reinícios

Aprofundamos a análise da estabilidade:

  • Formato do Uptime: A maioria dos servidores (238) reporta uptime em Segundos. Um grupo menor (52) usa Ticks de Sistema (valores enormes), e alguns (31) reportam Zero/Offline. Servidores que usam Ticks ou Segundos tendem a ter melhor desempenho médio que os outros formatos. A composição de clientes/engines varia entre os formatos (ex: Ticks é mais comum em 8.x, Zero/Offline mais comum em 14+).
  • Padrão de Downtime: O horário de pico para servidores serem encontrados offline é às 6h (local), mas sem uma concentração massiva, indicando que quedas ocorrem em diversos horários. Quinta-feira é o dia com mais registros de início de downtime.
  • Padrão de Reinícios: Detectamos reinícios (quedas no valor do uptime original) com pico também às 6h (local), reforçando a ideia de server saves nesse horário para parte dos servidores. O dia com mais reinícios detectados foi Segunda-feira.
  • Frequência de Reinícios: Em média, detectamos 1.4 reinícios por dia por servidor (mediana 1.1). A correlação com pontos é fraca, sugerindo que reinícios regulares (como saves) podem não impactar tanto a pontuação quanto longos períodos offline.

6. Destaques Individuais e Seus Perfis

Onde se encaixam os servidores que se destacaram em métricas individuais?

  • Maior Online (Total e Ativo): ‘Kaldrox’ (pertence ao Cluster 0 – Veteranos Populares)
  • Maior Pontuação: ‘Miracle’ (pertence ao Cluster 0 – Veteranos Populares)
  • Maior Uptime: ‘RareOts’ (pertence ao Cluster 1 – Iniciantes/Nicho)
  • Maior Retenção: ‘VisionOT’ (pertence ao Cluster 1 – Iniciantes/Nicho)
  • Maior “Stickiness”: ‘THPO’ (pertence ao Cluster 1 – Iniciantes/Nicho)
  • Maior Eficiência (Pontos/Online): ‘Real Babek’ (pertence ao Cluster 1 – Iniciantes/Nicho)
  • Mais Antigo: ‘Ezodus’ (pertence ao Cluster 3 – Engajados Estabelecidos)

Observação: Os servidores com maiores picos de desempenho (Online, Pontos) estão concentrados no Cluster 0, enquanto servidores que se destacam em métricas de qualidade ou eficiência (Uptime, Retenção, Stickiness, Pontos/Online) aparecem mais no Cluster 1. O servidor mais antigo está, como esperado, no cluster dos mais estabelecidos (Cluster 3).

7. Análise de Inatividade: O Cemitério de Chars

  • Distribuição: Métricas como nível máximo, médio e mediano dos personagens inativos, assim como o número de chars abandonados, são altamente assimétricas, com a maioria dos servidores tendo valores baixos, mas alguns com números astronômicos.
  • Correlação: Há uma correlação positiva entre as diferentes métricas de nível de inatividade. A correlação entre inatividade e performance geral do servidor (pontos, online) parece ser fraca ou inexistente na análise geral, mas pode variar por cluster.

Conclusão da Parte 2: Detalhes que Fazem a Diferença

Este mergulho mais profundo revelou nuances interessantes:

  • Clusters: Os perfis de servidores são bem distintos, não só nas médias, mas também na composição (ex: Cluster 0 mais focado em 8.x, Cluster 3 com servidores mais antigos) e nas relações internas entre métricas.
  • Custom vs. Padrão: Servidores padrão ainda lideram em média de jogadores e pontos, mas os custom não ficam muito atrás e podem ter uptime ligeiramente melhor.
  • Idade: Servidores muito novos (<6m) têm desempenho inferior, enquanto o “ponto ideal” de desempenho médio parece estar entre 6 meses e 2 anos.
  • Descrições: Palavras como “Real Map” e “Retro” parecem associadas a melhor desempenho médio, enquanto “High Rate” e “No Bot” (pelo menos na forma como são anunciados) não mostraram essa ligação nos dados.
  • Estabilidade: Uptime alto é a norma, mas quedas e reinícios ainda ocorrem, com alguma concentração na madrugada e às quintas/segundas. A forma como o uptime é reportado também varia e tem alguma relação com o desempenho.

Esperamos que esta Parte 2, focada em comparações, ajude ainda mais a entender as dinâmicas do mundo OTServ!

Quais outros cruzamentos de dados você gostaria de ver? Deixe suas sugestões!

Continue explorando na OTServList Brasil!

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